Seguidores

Oficina

Retifica:



Pra quem vai fazer armadura, seu uso é indispensável.
Possui inúmeras ferramentas que auxiliam em todo tipo de trabalho, mas tem dois tipos que fazem 90% do trabalho na hora de lixar. A primeira é a ferramenta de corte em aço (as que estão na foto ao lado), principalmente a de ponta arredondada, tem uma facilidade enorme de cortar a fibra, entope um pouco quando a resina não esta totalmente curada, mas é só passar uma escova de aço na ferramenta que a desentope facilmente. Tem bastante precisão e acesso a lugares pequenos, um pouco cara, mas dura a vida inteira.


A segunda é caseira, mas extremamente funcional. Feita a partir de uma ferramenta de desbaste e com algumas adaptações pra encaixar uma tira de lixa (recomendo lixa para ferro, pois não rasga facilmente). A foto ao lado mostra o passo a passo de como fazer sua ferramenta. *Clique na imagem para ampliá-la.
Assim dá pra usar todo tipo de lixa velha e quando parar de lixar, é só rasgar o pedaço gasto e prender a base com a fita crepe de novo e já esta pronta para ser usada novamente. O ruim de usar a pedra é que depois que entope, fica inutilizada.









 Massa Rápida:

A Massa Rápida é recomendada para corrigir defeitos e imperfeições leves, onde um bom nivelamento não pode obtido apenas com a aplicação do Primer ou Adesivo Plástico. De ótima aderência e fácil aplicação, não trinca e possui alto poder de enchimento, também pode ser aplicada diretamente em superfícies metálicas. Pronta para uso, pois não precisa catalisar.



Aplicação: Deve ser aplicada com aplicador de massa em camadas finas e sucessivas, aguardando um intervalo mínimo de 10 minutos entre as demãos, ou você pode aplicá-la usando o dedo em locais de superfícies arredondadas.
Tempo de secagem: média de 2 horas.
Diluição: Thinner ou Redutor



Kombi Filler:


Geralmente encontrada em tubo parecido com pasta de dente de 200g e é indicado para corrigir pequenas imperfeições em superfícies já pintadas com primer ou acabamento. Pronta para uso, pois não precisa catalisar. Também pode ser encontrada em potes maiores, por quilo.




Aplicação: Aplicar 1 a 3 demãos com uma espátula plástica com intervalo de 15 minutos entre demãos.
Tempo de secagem: 20 minutos ao ar ou 8 minutos a estufa 60°C. Lixar a seco com lixa (mínimo) 280 ou úmido com 400.
Diluição: Acetona (não testado ainda)



Massa Poliéster:


Indicado na correções de superfícies metálicas ferrosas (galvanizadas e zincadas), eliminando imperfeições. Produto com elevado teor de sólidos, excelente poder de enchimento, fácil aplicação, secagem ultra rápida, excelente fixabilidade e aderência.






Aplicação: Com uma espátula de aço ou de plástico, adicionar camadas uniformes de modo a cobrir o defeito.
Tempo de secagem: Secagem ao ar (25°C) 20 a 30 minutos
Catálise: O tempo de vida útil da mistura é de 5 a 7 minutos a 25°C
Diluição: Testei com thinner, acho que deu certo. Ficou com uma textura muito boa, mas demorou um pouco mais que o normal para secar.



Primer Poliuretano ou Primer P.U:


Indicado para superfícies metálicas ferrosas para dar acabamento com tintas de base Poliéster ou Poliuretano. Basicamente vai agir como se fosse uma "massa de correção", facilmente mostra todos os arranhões e defeitos da peça e faz um bom preenchimento dos mesmos, é só dar uma lixada para acertar e aplicar de novo para ver se ainda tem erros. Recomendo lixa seca 320 ou úmido com 400.

Aplicação: Pistola pressurizada, de 2 a 3 passadas, intervalo de 5 a 10 minutos entre passadas. "Estou preparando um tutorial cabuloso pra quem não tem pistola de pintura."
Tempo de secagem: Ao ar (25°C) 4 horas. Estufa (60°C) 30 minutos.
Diluição: Thinner
Catálise: Existe uma variação de marca pra marca, 4 por 1, 8 por 1. O ideal é seguir o recomendado na embalagem e colocar uma régua escolar dentro de um copo para medir as partes certas (tipo catálise de 4 por 1) 4cm de tinta e 1cm de catalisador.
OBS: A sobra catalisada não poderá voltar pra lata. Misture pouco e use tudo.













Em breve outros materiais..

Um comentário:

  1. Ola amigo boa tarde!!! Sou fan dos seus tutoriais e estou construindo meu proprio capacete. Tenho duvidas sobre primer PU. Minha pistola é uma lvlp 1.2...posso usar um primer PU com ela? Que tipo de primer PU merecomenda? Grande abraço!

    ResponderExcluir